A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) considerou positivos os resultados da missão empresarial a Turquia, Cazaquistão e Uzbequistão, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. O Diretor Administrativo Financeiro, José Perboyre Gomes, que representou a entidade, teve a oportunidade de manter encontros com autoridades locais e empresários para apresentar o nosso produto a estes importantes mercados.
O primeiro na agenda de visitas foi a Turquia, país que por sua localização e uma população de 76 milhões de habitantes, é considerado estratégico para os exportadores brasileiros. Os esforços da Abef e do Governo Brasileiro para negociar com aquele país uma redução na suas altas tarifas de importação de frango, que restringem nossas exportações, serão fundamentais na estratégia para conquistar este importante mercado.
No Uzbequistão, em reunião com autoridades sanitárias daquele país, foi liberado o modelo de certificado sanitário para exportação de frango processado, além do in natura, que era o exportado pelo Brasil até o momento. O início das exportações aguarda a divulgação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) das normas a serem seguidas para início dos negócios. Além disso, Rustam P. Ibragimov, membro do Ministério da Agricultura do Uzbequistão, manifestou o interesse de vir ao Brasil para conhecer como é desenvolvido o nosso Sistema de Integração.
O Diretor Administrativo Financeiro da Abef, José Perboyre, no Cazaquistão participou de reunião com o vice-ministro da Agricultura do Cazaquistão, Arman Yeunieu, na sede do Ministério da Agricultura daquele país, e onde estiveram presentes também o secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho, o embaixador do Brasil no Cazaquistão, Frederico Duque Estrada Meyer, e o responsável pelo Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Mapa, Horrys Friaça.
José Perboyre na ocasião fez uma apresentação sobre o nosso produto, que, além de garantia de qualidade e sanidade, é oferecido a preços acessíveis, e que os frigoríficos brasileiros estão aptos a fornecer cortes específicos e com certificação de acordo com os preceitos Halal. Foi feito ainda um convite para que empresários locais visitem o Brasil para conhecer a cadeia produtiva do frango.
Outro assunto em pauta durante o encontro foi o acordo sanitário bilateral, que ainda está em análise no MAPA. A celebração do acordo irá incrementar os negócios entre os dois países, pois hoje no Cazaquistão as medidas neste sentido estão sujeitas às decisões de Moscou.
A missão foi organizada pelos ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).