Uma missão americana chegou no início da semana em Mato Grosso do Sul e agora está no Pantanal. O foco na região pantaneira é a criação de aves.
A comissão é formada por duas americanas e fiscais do Ministério da Agricultura e chegou a Corumbá nesta quarta-feira (28). Eles foram recepcionados por representantes do Iagro e da Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul. Após o desembarque, o grupo seguiu viagem em direção à região da Curva do Leque, no Pantanal, a cerca de 200 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá.
A equipe de reportagem não foi autorizada a acompanhar a vistoria. A missão americana vai visitar três propriedades, em Corumbá, que realizam a criação de aves de subsistência, destinadas ao consumo humano. O objetivo é verificar como está o sistema de defesa sanitária em relação a avicultura.
O município de Corumbá está entre as 15 cidades do Brasil que recebem a visita de pássaros do norte do continente, em busca de calor e alimentos. O grupo também vai aproveitar a visita para realizar o monitoramento e registro dessas aves. A grande preocupação é com a influenza aviária, pois esses animais podem trazer algumas bactérias. Ainda não há nenhum registro da doença na região.