Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Frango importado causa polêmica

Rede inglesa usa carne de frango congelada do Brasil e é acusada de propaganda enganosa. Produtores também estão insatisfeitos.

Frango importado causa polêmica

Depois do imbróglio da água mineral Dasani, que a Coca-Cola engarrafava das torneiras do subúrbio londrino de Sidcup, agora é a vez da galinha fresca para inglês ver: a rede de lanchonetes Prét-a-manger, cuja principal premissa é a de vender sanduíches e saladas feitas com ingredientes frescos, está usando frango congelado importado do Brasil. A denúncia feita pelo jornal “Daily Telegraph” expôs uma contradição na filosofia da companhia, cujo faturamento anual é de cerca de US$ 350 milhões (a linha de produtos à base de frango corresponde a pelo menos 5% desse total).

Ainda que a Prét-a-Manger, que tem 150 lojas no Reino Unido, argumente que a importação é feita por conta do melhor tratamento dado no Brasil (no Reino Unido, a compra de produtos de aves criadas em cativeiro é um dilema ético), grupos de defesa dos direitos do consumidor apontaram para o fato de a companhia não mencionar publicamente a origem do frango e de passar a impressão de estar usando produtos frescos – algo reforçado pelo fato de as embalagens de saladas e sanduíches conterem o slogan “Just made” (recém-feito em inglês).

Os ambientalistas, por sua vez, reclamam das pegadas de carbono dos sanduíches e de outros produtos da rede, que na semana passada também enfrentou outra polêmica com a revelação de que os peixes usados em seus pratos de sushi vinham do Chile e não de mares mais próximos dos domínios da rainha Elizabeth II. As queixas foram ouvidas pelas autoridades competentes. O British Standards Trading Institute disse acreditar num caso de propaganda enganosa. A entidade argumenta que o termo “ingredientes frescos” só pode ser utilizado caso nenhum produto tenha sido processado.

Numa medida para tentar arrefecer os ânimos – a turma dos contentes inclui também os produtores avícolas britânicos, nada felizes com a importação anual de 143 mil toneladas de frango apenas de Brasil e Tailândia -, o fundador da Prét-a-manger, Julian Metcalfe, anunciou que a rede, a partir de 2012, utilizará apenas o produto nacional, ainda que custe três vezes mais que o importado.