Agricultores e pecuaristas agora podem denunciar anonimamente práticas potencialmente injustas e anticompetitivas nos setores de pecuária e aves usando uma ferramenta online lançada hoje pelos Departamentos de Agricultura (USDA) e Justiça (DOJ) dos EUA.
O lançamento da nova ferramenta avançará os objetivos do Plano de Ação da Administração Biden-Harris para uma Cadeia de Fornecimento de Carnes e Aves mais justa, competitiva e resiliente, inclusive criando mercados agrícolas mais competitivos que são mais justo para produtores e consumidores.
Como parte da parceria de fiscalização, as agências estão assinando um Memorando de Entendimento entre agências para promover ainda mais a cooperação e a comunicação entre as agências e processar efetivamente as reclamações recebidas por meio do portal.
“Esta nova ferramenta online ajudará o USDA e o Departamento de Justiça a abordar ações anticompetitivas e criar mercados de gado e aves mais justos para os produtores de nosso país”, disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack.
“Encorajo os produtores que estão cientes de possíveis violações das leis de concorrência a enviar informações ao portal para que possamos tomar as medidas adequadas para criar mercados mais competitivos no setor agrícola.”
“Quando falamos em proteger a concorrência no setor agrícola, estamos falando se um agricultor ou um pecuarista receberá um preço justo e competitivo por seus bens e trabalho. Quando falamos em proteger os consumidores neste contexto, estamos falando sobre se os alimentos serão acessíveis para todos na América”, disse o procurador-geral Merrick B. Garland.
“O lançamento de hoje do farmerfairness.gov – um balcão único para relatar possíveis violações de nossas leis de concorrência – permitirá que o Departamento de Justiça e o USDA colaborem com antecedência, apliquem a lei vigorosamente e garantam oportunidades econômicas e justiça para todos.”
Reclamações ou dicas passarão por uma revisão preliminar pela equipe da USDA Packers and Stockyards Division e pela equipe do Departamento de Justiça.
Se uma reclamação levantar preocupação suficiente sob a Lei Packers and Stockyards ou leis antitruste, ela será selecionada para investigação adicional pela agência apropriada. Esta ação pode levar à abertura de uma investigação formal.
Os usuários podem enviar informações em seus nomes ou podem enviar reclamações anônimas. Se um reclamante fornecer suas informações pessoais, a equipe do DOJ ou do USDA só entrará em contato com eles se forem necessárias informações adicionais.
Para enviar uma reclamação anônima, os usuários podem fornecer informações sobre a possível violação sem incluir seus nomes ou informações de contato.
Para qualquer informação fornecida, o DOJ e o USDA seguirão suas respectivas Políticas de Privacidade e Confidencialidade encontradas em: Confidencialidade do DOJ e Privacidade do USDA . Aplicam-se também as regulamentações de Embaladores e Estoques relativas à confidencialidade: Confidencialidade PSD.
O DOJ e o USDA se comprometem a apoiar as proteções relevantes aos denunciantes, incluindo as novas proteções aplicáveis para os denunciantes criminais antitruste contra retaliação ilegal.
A indústria frigorífica consolidou-se rapidamente nas últimas décadas. Enquanto isso, a participação dos agricultores no valor de seus produtos agrícolas diminuiu, e avicultores, suinocultores, pecuaristas e outros trabalhadores agrícolas podem lutar para manter a autonomia e obter renda sustentável.
Por exemplo, os pecuaristas recebiam mais de 60 centavos de cada dólar que um consumidor gastava em carne bovina há 50 anos, em comparação com aproximadamente 39 centavos hoje. Os suinocultores se saíram pior nos últimos 50 anos, pois sua participação no dólar do consumidor caiu de 40 a 60 centavos há 50 anos para aproximadamente 19 centavos hoje.