Um estudo coordenado pelos professores titulares de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Amaral Haddad e Carlos Roberto Azzoni, divulgado em agosto de 2023, revelou o impacto significativo da JBS na economia brasileira. Os números apresentados no estudo abrangem tanto os efeitos diretos quanto os indiretos da atuação da empresa, incluindo valores gerados pelas próprias unidades da JBS, montantes destinados aos fornecedores, impacto ao longo da cadeia de suprimentos e a indução da atividade econômica.
Utilizando dados de 2021 e um extenso trabalho realizado ao longo de 2022, o estudo considerou informações públicas e privadas para determinar o tamanho da cadeia de produção de todas as atividades relacionadas à empresa e avaliar a importância de cada grupo de atividades. Foram analisados 67 setores e 127 produtos.
A JBS possui unidades de produção em mais de 130 municípios, o que, segundo o levantamento, contribui para o desenvolvimento econômico de áreas rurais e interioranas do país. O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, enfatizou a relevância do estudo, destacando como a indústria de alimentos desempenha um papel positivo para o Brasil, especialmente quando se celebra o 70º aniversário da empresa em 2023.
O estudo também apontou que os benefícios das atividades da JBS se estendem a cidades vizinhas, devido ao impacto na geração de empregos e salários. Tomazoni ressaltou que essa conclusão demonstra a contribuição e a influência significativa da companhia em todas as regiões onde está presente, com a criação de muitos empregos diretos e indiretos, além de uma ampla rede de fornecedores e clientes que estimulam uma parte significativa da economia brasileira.