O setor brasileiro de reciclagem animal deu um passo significativo em direção à abertura oficial do mercado da Indonésia. Na última semana (08), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e as autoridades sanitárias da Indonésia firmaram dois protocolos cruciais relacionados à inspeção e aprovação de estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos agropecuários.
O projeto Brazilian Renderers é uma colaboração entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Essa medida abre caminho para dois novos mercados para o Brasil e representa um avanço nas relações comerciais entre os dois países. Produtos provenientes da reciclagem animal destinados à alimentação dos animais constam na lista abrangida pelo protocolo, conforme afirmado pelo MAPA.
A partir dessas aprovações, o processo de ajuste do Certificado Sanitário Internacional (CSI) terá início. A nova proposta de CSI, elaborada pelo MAPA, será encaminhada às autoridades sanitárias da Indonésia, dando início, em breve, às operações comerciais.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, do superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do Pará, Jesus de Nazareno Magalhães de Sena, do ministro de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Pandjaitan, do diretor-geral de Pecuária e Saúde Animal da Indonésia, Dr. Ir. Nasrullah, e da diretora de Saúde Animal da Indonésia, Nuryani Zainuddin.