A reunião entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, na manhã desta quinta-feira (3) em Dubai, marcou o encerramento dos compromissos da missão oficial do Ministério da Agricultura (Mapa) na Ásia.
Após passar por Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, a delegação está retornando ao Brasil. A viagem teve início em 23 de julho com o objetivo de promover o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo. A iniciativa do Mapa busca investimentos internacionais para revitalizar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade, com o propósito de aumentar a produção agropecuária, realizar o sequestro de carbono e preservar 66% do território brasileiro.
Na última etapa, nos Emirados Árabes, foram conduzidas reuniões com cinco fundos soberanos de investimento, três ministros e uma agência de pesquisa e desenvolvimento. Em Abu Dhabi, a delegação se encontrou com o Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi (ADFD), Al Dhara Holding, ADQ, International Holding Company e o grupo Agthia.
Em Dubai, o ministro Carlos Fávaro se reuniu com os ministros de Comércio Internacional, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi; de Cooperação Internacional, Reem Ebrahim Al Hashimy, e com o subsecretário do Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, Mohammed Al Nuaimi. Além disso, ocorreu uma mesa redonda no Centro Internacional de Agricultura Biosalina (ICBA), que estabelecerá uma parceria com o Mapa e a Embrapa para cooperação em tecnologia e inovação agrícola.
Durante a missão no país, foi estabelecido um grupo governamental de trabalho para estruturar a parceria entre o Brasil e a Arábia Saudita, focada na intensificação da produção de alimentos com segurança alimentar e climática. O ministro Fávaro se encontrou com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Abdulmohsen A. Al Fadley, que abriu o mercado saudita para a importação de carnes de caprinos brasileiros.
Durante a missão japonesa, foi dada ênfase especial à regionalização do protocolo da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). No Japão, Fávaro se reuniu com os ministros da Agricultura, Florestas e Pesca, Tetsuro Nomura, e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Katsunobo Kato. Após essas reuniões, o Japão concordou com a solicitação do Brasil para que a suspensão de importação de produtos de frango seja regionalizada por municípios.
Na etapa japonesa, também foi renovada a parceria entre o Brasil e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), juntamente com a Embrapa e o BNDES, para o programa de recuperação de pastagens. Reuniões com grandes empresas como Toyota, Sumitomo e Mitsui foram realizadas no Japão para discutir parcerias na área de sustentabilidade, além de um seminário sobre oportunidades e parcerias para a indústria de proteína animal.
A missão teve início em Seul, capital da Coreia do Sul, onde o ministro Carlos Fávaro apresentou oportunidades de cooperação junto aos ministérios da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais, e o Ministério de Segurança dos Alimentos e Medicamentos, além de buscar investimentos em reuniões com o Korea Eximbank.