Nos primeiros seis meses de 2023, o Porto de Santos alcançou um marco histórico ao movimentar um total de 81 milhões de toneladas de cargas, confirmando as previsões preliminares divulgadas em meados de julho. Esses números representam um nível estável em comparação com o ano de 2022. No mês de junho, último mês do semestre, a movimentação atingiu 15,6 milhões de toneladas, registrando um aumento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho mensal foi impulsionado pelo complexo soja (grãos e farelos), que apresentou um crescimento de 34,8% em comparação anual. Além disso, a movimentação de açúcar também contribuiu para esse avanço, registrando um aumento de 17,8% em relação a junho do ano passado.
Esses produtos também exerceram uma influência positiva nos resultados do semestre como um todo. A movimentação de soja e açúcar aumentou em 10,4% e 4,8%, respectivamente, durante os seis primeiros meses do ano. No entanto, o adubo teve uma queda de 9,1% na movimentação.
Por outro lado, a movimentação de contêineres diminuiu no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 1,33 milhão de TEUs em comparação com 1,41 milhão no ano anterior. Apesar disso, o fluxo de navios teve um aumento de 4,7%, com um total de 2.662 atracações. É relevante observar que um TEU representa a capacidade de carga de um contêiner marítimo padrão, com 20 pés de comprimento, 8 de largura e 8 de altura.