Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil finaliza análise risco para importação de trigo da Rússia

Já foram definidos critérios técnicos que atendem os interesses brasileiros tanto na qualidade como na segurança fitossanitária.

Redação (19/01/2009)- O Brasil apresentou, nesta semana, em Berlim (Alemanha), o resultado da análise de risco de pragas para importação de trigo da Rússia. A missão enviada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, reuniu-se com técnicos e autoridade do Serviço Sanitário e Fitossanitário Russo. O secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, que chefiou a missão, afirmou, nesta sexta-feira (16), que aquele país tem condições de atender aos requisitos fitossanitários para exportar trigo ao Brasil. Segundo ele, já foram definidos critérios técnicos que atendem os interesses brasileiros tanto na qualidade como na segurança fitossanitária.

         O trabalho da missão brasileira na Alemanha dá sequência à reunião do ministro Stephanes com o ministro de Agricultura da Rússia, Alexey Gordeev, durante visita ao Brasil, em novembro de 2008. Os entendimentos atendem ao interesse brasileiro de intensificar comércio bilateral com o mercado russo, considerado importante para o País. “A abertura para o comércio do trigo certamente se refletirá no fortalecimento do comércio bilateral em produtos agropecuários como um todo”, afirmou o secretário.

          Ainda em Berlim, foi instituído um grupo de entendimento entre ambos os países na área vegetal, a exemplo do que já acontece para os produtos de origem animal. Técnicos dos governos brasileiro e russo discutirão temas bilaterais no comércio de produtos de origem vegetal, como importação de trigo russo e exportação de soja e farelo de soja brasileiros.

           “A criação desse grupo ampliará o comércio bilateral agropecuário, tendo em vista que a Rússia é grande exportadora de trigo e fertilizantes e o Brasil quer aumentar a importação desses produtos. Por outro lado, importa significativamente carne bovina, suína e de aves; soja e frutas, que são destaque na pauta de exportação brasileira”, ponderou Kroetz.

          Visita ao Brasil – Em abril, o ministro Gordeev e o chefe do Serviço Sanitário e Fitossanitário da Rússia, Sergey Dankvert, visitarão a Agrishow 2009, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, realizada anualmente em Ribeirão Preto/SP.

          As autoridades russas atenderão a convite feito pelo ministro Reinhold Stephanes, na última quinta-feira (15), durante encontro com o embaixador da Rússia no Brasil, Valdimir Tyurdenev.  A intenção é aproveitar a oportunidade para firmar importantes negócios no setor agropecuário brasileiro e, assim, ampliar as relações entre os dois mercados.