Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio Exterior

Governador do Paraná manifesta intenção de exportar carne suína para o Japão

O Estado conquistou, em 2021, o selo de área livre de febre aftosa sem vacinação, o que permite a abertura de mercados para a carne do Paraná, que é o principal produtor de proteína animal do Brasil

Governador do Paraná manifesta intenção de exportar carne suína para o Japão

O governador Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (16), em Curitiba, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e confirmou o interesse do Paraná em comercializar carne suína ao país asiático. O Estado conquistou, em 2021, o selo de área livre de febre aftosa sem vacinação, o que permite a abertura de mercados para a carne do Paraná, que é o principal produtor de proteína animal do Brasil.

“Além da questão econômica, o grau de exigência do mercado japonês com relação à qualidade seria uma importante vitrine para a carne paranaense, um selo que permitiria abrir ainda para a exportação a outros países”, afirmou o governador.

“A chancela da Organização Mundial de Saúde Animal atestou a qualidade sanitária do Paraná. Temos importantes cooperativas e grandes frigoríficos, que têm o cuidado com o bem-estar animal, qualidade e segurança na produção”.

Além disso, o Estado tem reconhecimento internacional na área de sustentabilidade, confirmado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Somos o maior produtor de energia renovável do País e criamos um programa específico para ampliar a geração de
energia fotovoltaica nas propriedades rurais. A produção de alimentos de forma sustentável é também grande diferencial para acessar mercados externos”, disse.