Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado externo

Filipinas planejam extensão de tarifas reduzidas de importação de carne suína

Filipinas planejam extensão de tarifas reduzidas de importação de carne suína

As Filipinas planejam estender as tarifas reduzidas de importação de carne suína além de 2023 para aliviar a pressão sobre a inflação, que permaneceu acima da meta nos meses anteriores, relata a Agência de Notícias das Filipinas.

O presidente Ferdinand R. Marcos Jr. assinou a Ordem Executiva (EO) No. 10 no final do ano passado, estendendo a modificação temporária das taxas de importação de vários produtos na tentativa de manter preços acessíveis e aumentar o fornecimento de produtos agrícolas no país.

A Ordem Executiva No. 10 estendeu as taxas reduzidas de tarifa da Nação Mais Favorecida (MFN) para carne suína em 15% (cota) e 25% (fora da cota), milho em 5% (cota) e 15% (fora da cota); arroz em 35% (cota e fora da cota); e carvão sem tarifa até o final de 2023. Revisão abrangente

O subsecretário de Finanças, Zeno Ronald Abenoja, disse que o Comitê Interinstitucional sobre Inflação e Perspectivas de Mercado (IAC-IMO) já iniciou a revisão abrangente dessas mercadorias. “O IAC-IMO começou a revisar todos esses itens, mas, dadas as recentes tempestades e desenvolvimentos externos, a revisão não se limita apenas aos 4 produtos agrícolas da EO, mas também a outros fatores que impulsionaram a inflação nos últimos meses.” Gerenciando o volume de produtos suínos

Em uma coletiva de imprensa, o Secretário Assistente de Agricultura para Operações, Arnel de Mesa, assegurou ao público que o Departamento de Agricultura (DA) está coordenando com o setor privado para gerenciar o volume de produtos suínos a serem importados de outros países. “Devido à PSA, realmente precisamos importar produtos suínos até o final do ano.

No entanto, de acordo com De Mesa, o DA espera que as importações de carne suína em 2023 sejam menores do que no ano passado. Por outro lado, a Autoridade de Estatísticas das Filipinas (PSA) fornece informações sobre a produção de suínos e a taxa de crescimento atuais (segundo trimestre: abril – junho de 2023) em comparação com anos anteriores (Figura 1). Taxa anual de crescimento da produção de suínos

O volume da produção de suínos de abril a junho de 2023 é de 422,72 mil toneladas métricas de peso vivo. Isso indica um aumento anual de 1% em relação a 418,40 mil toneladas métricas no mesmo período de 2022. A região das Visayas Centrais foi a maior produtora, com 54,44 mil toneladas métricas de peso vivo, contribuindo com 12,9% do total da produção de suínos durante o período. Completando as cinco principais regiões com o maior volume de produção de suínos em peso vivo durante o trimestre estavam:

Calabarzon: 53,84 mil toneladas métricas

Mindanao do Norte: 50,98 mil toneladas métricas

Luzon Central: 42,35 mil toneladas métricas

Visayas Ocidentais: 42,03 mil toneladas métricas

Essas regiões representaram 57,6% do total da produção de suínos do país durante o período.

Em relação à produção no mesmo trimestre de 2022, nove regiões registraram aumentos na produção durante o trimestre. Luzon Central registrou o maior aumento de 11,29 mil toneladas métricas, passando de 31,06 mil toneladas métricas no segundo trimestre de 2022 para 42,35 mil toneladas métricas no mesmo trimestre de 2023.