Os carros movidos a gasolina podem estar com os dias contados na Califórnia. Pelo menos é essa a intenção dos reguladores que divulgaram proposta para proibir a venda de todos os novos carros movidos a gasolina até 2035. Paralelamente, o estado pressiona por mais vendas de veículos elétricos e de emissão zero nos próximos quatro anos.
De acordo com USA Today, a proposta, divulgada pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, descreve o plano para que carros novos movidos a baterias ou hidrogênio representem 35% das vendas de carros do estado até 2026, antes que os carros representem 100% das vendas até 2035.
Contas da Califórnia mostram que cerca de 11% de todas as vendas de carros novos de passageiros nos Estados Unidos, o maior número de qualquer estado.
A proposta se aplica aos modelos novos, portanto, carros movidos a gasolina ainda poderão continuar circulando e os usados vendidos. Até 20% das vendas até 2035 podem ser híbridos plug-in que podem funcionar com uma combinação de bateria e gás, e todos os veículos elétricos devem percorrer pelo menos 150 milhas por carga.
É importante destacar que o plano segue uma ordem executiva de setembro de 2020 do governador Gavin Newsom para eliminar gradualmente os carros a gás para que o estado possa se tornar neutro em carbono até 2045.