Os portos de Paraná e Santos, os dois maiores do Brasil, assinaram uma carta de intenções para desenvolver acordos de cooperação técnica.
O acordo foi firmado por Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, e Alex Sandro de Ávila, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, durante uma visita técnica ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá.
Garcia destacou que o objetivo da carta é aprimorar a gestão portuária, garantindo mais segurança e eficiência para os exportadores, especialmente nas práticas de classificação do pátio de triagem.
Os portos paranaenses são conhecidos por sua gestão eficiente, o que motivou a visita da comitiva de Santos.
Pomini mencionou que, dado o volume de 174 milhões de toneladas movimentadas pelo Porto de Santos, que representa 30% da corrente comercial do país, é crucial adaptar as práticas bem-sucedidas de Paranaguá para Santos.
Ávila, da Secretaria de Portos, considerou a iniciativa uma ação conjunta promissora que deve trazer excelentes resultados para o sistema portuário nacional.
A comitiva de Santos teve a oportunidade de conhecer as operações e a infraestrutura da Portos do Paraná durante uma visita ao cais. A comitiva participou de uma visita marítima e um sobrevoo de helicóptero pela área portuária, além de sessões sobre gestão de contratos e convênio de delegação.
Além de Garcia, a recepção aos visitantes contou com a presença de outros diretores da Portos do Paraná, incluindo Victor Kengo, Marcus Freitas, João Paulo Santana e Gabriel Vieira, além de gerentes e coordenadores de diversos setores.
A delegação do Porto de Santos incluiu Beto Mendes, Guilherme Fernandes de Souza, Luiz Henrique Garcia e Rodrigo Tommasi Marinho.