As colheitas da primeira e segunda safra de milho estão progredindo em um ritmo mais acelerado comparado ao ano anterior, graças ao clima quente e seco predominante nas principais regiões produtoras. Apesar desse aumento na oferta, os negócios no mercado spot nacional estão ocorrendo de forma lenta, conforme levantamento do Cepea.
De acordo com pesquisadores do Cepea, a lentidão nos negócios pode ser atribuída a dois fatores principais. Primeiro, o menor interesse dos consumidores, que estão aguardando maiores desvalorizações com o avanço da colheita ou estão priorizando o recebimento dos lotes negociados antecipadamente. Segundo, a retração dos vendedores em algumas regiões, que estão focados na colheita e preocupados com a possível queda de produtividade devido ao clima adverso durante o desenvolvimento das lavouras.
Além disso, os pesquisadores do Cepea observam que os produtores também esperam um aumento da demanda externa nas próximas semanas. Até o dia 16 de junho, segundo dados da Conab, as médias nacionais das colheitas da primeira e segunda safra atingiram 88,1% e 13,1%, respectivamente, representando avanços de 1 ponto percentual e 7,8 pontos percentuais em relação à temporada anterior.