Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Doença de Newcastle

Doença de Newcastle Intensifica Competitividade do Frango com Outras Carnes

Doença de Newcastle Intensifica Competitividade do Frango com Outras Carnes

Apesar do anúncio oficial do governo brasileiro sobre o encerramento do foco da doença de Newcastle, com a amostra positiva encontrada em uma granja comercial de frangos em Anta Gorda (RS), o setor avícola permanece em alerta. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP destacam que a situação continua sendo monitorada.

A entidade alerta que uma possível extensão do embargo às compras de carne de frango brasileira além dos 21 dias já impostos pode levar a um aumento na disponibilidade interna da proteína, o que, por sua vez, poderia resultar em fortes quedas de preços. Os especialistas apontam que a situação pode impactar a competitividade do frango em relação às carnes bovina e suína, podendo levar a ajustes no alojamento de aves.

Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. No segundo trimestre, os embarques de carne de frango superaram em 12,1% os do primeiro trimestre do ano e em 4,1% os de abril a junho do ano passado, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea.