Três empresas colombianas receberam a autorização sanitária para exportar carne de frango para Cuba.
O Instituto Nacional de Vigilância Alimentar e Medicamentosa (INVIMA) aprovou que as referidas empresas comecem a exportar esses alimentos para a Ilha.
Quem iniciará os negócios com Cuba é a Operadora Avícola SAS de Girón, em Santander, e a empresa alimentícia La Cali. A venda de frango acontecerá em diferentes formatos. Chegará à Ilha inteiro ou fracionado, refrigerado ou congelado, marinado ou não marinado.
No entanto, não é só o frango que vai a Colômbia vai mandar para Cuba. A sua oferta inclui outros produtos à base de carne.
Acordos entre Colômbia e Cuba
A INVIMA esclareceu um elemento importante dentro dos acordos estabelecidos por ambas as partes. As exportações serão realizadas em conformidade com todos os requisitos de saúde e segurança animal acordados entre as duas nações latino-americanas.
Por meio de seu porta-voz, a INVIMA comentou que o mercado cubano é muito atrativo para o setor privado internacional. Na Colômbia, especificamente, existem 10 entidades já autorizadas a exportar leite e seus derivados para a Ilha.
Também se soube que a programação da visita de auditoria indicada para carne suína e bovina foi reativada.
Em meio à crise causada pelas altas taxas de inflação em nível internacional, Cuba tenta reverter a situação com desabastecimento.
Por exemplo, há várias semanas foi estabelecido um acordo com entidades mexicanas para o embarque para a Ilha de carne suína, entre outros produtos.
Da mesma forma, a carne de frango chega frequentemente a Cuba vinda do Brasil. As exportações dos Estados Unidos sofreram uma freada nos últimos meses, mas as operações com carne de frango continuam mantidas.