As exportações de carne suína dos EUA superaram os totais do ano passado pelo segundo mês consecutivo em setembro, enquanto as exportações de carne bovina caíram abaixo da marca de US $ 1 bilhão, mas permanecem em um ritmo recorde, de acordo com dados divulgados pelo USDA e compilados pela Federação de Exportação de Carne dos EUA (USMEF).
O presidente e CEO da USMEF, Dan Halstrom, disse que os fortes números de exportação contínuos em meio a ventos contrários – como um dólar americano forte – mostram os benefícios do trabalho que a USMEF faz para diversificar a demanda global por carne vermelha dos EUA.
As exportações de carne suína atingiram 222.202 toneladas em setembro, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. O valor das exportações aumentou 9%, para US$ 664,8 milhões – o maior desde junho de 2021.
Até setembro, as exportações de carne suína ficaram 13% abaixo do ano passado, com 1,94 milhão de toneladas, avaliadas em US$ 5,57 bilhões (queda de 11%). Em setembro, os embarques foram novamente liderados pelo México, embora tenham caído abaixo do volume do ano anterior pela primeira vez desde o início de 2021.
As exportações de carne suína para o Japão se recuperaram, fortaleceram-se para China/Hong Kong e Coreia do Sul e continuaram em ritmo recorde para o Caribe e Colômbia.