Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Direção-Geral da Pecuária da República Dominicana garante que não há perigo com o consumo de carne suína

O DIGEGA detalhou que um dos inquéritos efetuados pelos seus técnicos revelou que as instalações onde os suínos foram afetados não apresentam quaisquer medidas de biossegurança

Direção-Geral da Pecuária da República Dominicana garante que não há perigo com o consumo de carne suína

A Direcção-Geral da Pecuária (DIGEGA) informou que as mortes dos suínos em Monte Cristi foram devido a pneumonias e à falta de supervisão técnica na unidade de transferência onde se encontravam os animais. Portanto, não há perigos que impeçam o consumo de carne suína.

“Reiteramos que a população não tem com que se preocupar, a carne suína é própria para o consumo. Na República Dominicana não existem doenças em animais que representem perigo para os consumidores ”, disse o responsável.

O DIGEGA detalhou que um dos inquéritos efetuados pelos seus técnicos revelou que as instalações onde os suínos foram afetados não apresentam quaisquer medidas de biossegurança, registo de visitas ou separação de áreas, para as quais devam ser melhoradas.

O diretor da DIGEGA, Geovanny Molina, explicou que nossas amostras foram retiradas dos suínos falecidos e enviadas a laboratórios internacionais para descartar a existência de doenças. Consequentemente, os suínos não devem sair do município de Castañuelas até que cheguem os resultados dos exames feitos.

“Nossos técnicos de Saúde Animal continuam visitando os suinocultores do país para auxiliá-los em suas granjas e orientá-los sobre a forma correta de criar suínos com o interesse de contribuir com a produção nacional”, disse o diretor da DIGEGA, Dr. Geovanny Molina.