Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Destaque do setor avícola para o crescimento agrícola em Filipinas

O secretário da Agricultura, William Dar, destacou o papel do setor avícola no desenvolvimento agrícola do país

Destaque do setor avícola para o crescimento agrícola em Filipinas

O secretário da Agricultura, William Dar, destacou o papel do setor avícola no desenvolvimento agrícola do país, descrevendo-o como um ponto forte para o crescimento do setor neste ano.

“O setor avícola das Filipinas desempenha uma função crucial em nossa busca pelo desenvolvimento agrícola – onde os agricultores e pescadores podem ter a dignidade de ser autossuficientes, mesmo que todos os filipinos tenham acesso a alimentos adequados”, disse Dar no Philippine Poultry and Livestock Virtual Cume.

“O subsetor de aves continua sendo um grande destaque para impulsionar o crescimento agrícola este ano, em direção a uma meta de 2%”, disse ele.

Dados da Philippine Statistics Authority (PSA) mostraram que a produção de aves cresceu 2,5% no segundo trimestre do ano.

O crescimento da produção foi liderado pelo pato com 38,4%. A produção de ovos de galinha e pato também aumentou 13,1% e 1,8%, respectivamente.

Em contraste, a produção de frango caiu 1,6%.

A produção avícola representou 13,5 por cento da produção agrícola total durante o período.

Dar disse que o DA continua a implementar várias iniciativas para apoiar o setor avícola do país.

Isso inclui a expansão da produção avícola e do programa de subsistência com um investimento inicial de P337 milhões como parte do Programa Nacional de Pecuária, anunciado no ano passado.

“Com esta iniciativa, pretendemos ajudar as famílias de agricultores a se recuperar da perda de empregos e do desemprego devido à pandemia de COVID-19 e aqueles cujos estoques de aves foram reduzidos pela gripe aviária”, disse Dar.

De acordo com o programa, os beneficiários qualificados do programa terão que se organizar em grupos e receberão estoques iniciais de aves para criar e propagar como fonte de alimento e renda sustentável.

Dar também relatou os planos e investimentos do DA no subsetor, incluindo o estabelecimento de instalações de pós-colheita e processamento.

“No momento, estamos estabelecendo uma unidade de corte de carne e armazenamento a frio de P50 milhões em San Jose, Batangas e uma unidade de corte de carne e armazenamento a frio de P90 milhões na Universidade Estadual de Agricultura de Pampanga (PSAU)”, disse Dar.

Ele disse que a fábrica de curativos Triple A em Bamban, Tarlac, também atenderia à cadeia de suprimentos em Metro Manila e em outras partes de Luzon.

Dar também reconheceu o papel integral dos parceiros do setor privado para a vitalidade de todos os subsetores agrícolas.

“O setor privado tem ajudado muito no resgate de todo o setor pecuário, que sofreu um crescimento negativo devido à ASF. Precisamos envolver mais dos melhores empresários do nosso país no esforço – porque eles têm muito a oferecer em termos de recursos e experiência ”, disse Dar.

Além disso, Dar também exortou os líderes na indústria avícola a apoiar a expansão e modernização das instalações relevantes para tornar o setor mais competitivo.

No momento, temos a chance de aproveitar o progresso que fizemos no setor avícola do país. Temos a chance de fortalecer a segurança alimentar de nossa nação, fazer a economia crescer ainda mais rápido, criar empregos e aumentar a renda e as perspectivas das pessoas. Só temos que fazer algumas escolhas de investimento sensatas ”, disse Dar.

Além do setor avícola, Dar está otimista de que a produção de palay ou arroz em casca irá impulsionar o crescimento do setor agrícola neste ano, já que se espera atingir um volume recorde de produção de 20,4 milhões de toneladas métricas.

Para este ano, o DA espera que a produção agrícola cresça 2%. Isso é menor do que sua meta inicial de 2,5 por cento.

O setor agrícola diminuiu 1,5 por cento no segundo trimestre.