Para garantir o suprimento e a segurança dos alimentos destinados ao consumo, o Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru, por meio do Serviço Nacional de Saúde Agrário, intensificou as inspeções sem aviso prévio dos frigoríficos.
Durante a quarentena, são realizadas inspeções permanentes para verificar se as medidas necessárias são aplicadas para disponibilizar produtos à base de carne seguros, garantindo protocolos de biossegurança contra o Covid-19.
Em todas as ações, os servidores de campo Minagri verificam a conformidade com o manual Boas Práticas de Abate (BPF) e o Procedimento Operacional de Saneamento Padronizado (POES).
Além disso, eles inspecionam a conformidade com o Plano HACCP de acordo com as diretrizes do CODEX Alimentarius e com a implementação do Programa de Controle de Pragas e do Plano de Rastreabilidade Interna.
Essa tarefa serve para garantir que o abate dos animais seja realizado em conformidade com as condições higiênicas e sanitárias, a fim de garantir a segurança das carcaças e miudezas destinadas ao consumo local.
A autorização da operação sanitária tem validade indeterminada, desde que o estabelecimento mantenha as condições sob as quais recebeu o registro.