A partir de novembro carros elétricos e híbridos irão pagar menos IPI. A medida, já prometida anteriormente pelo governo, faz parte do novo regime automotivo Rota 2030. Por enquanto, a produção de elétricos no Brasil ainda é restrita a veículos de transporte e de carga de baixa velocidade e a projetos particulares de empresas. A grande maioria dos automóveis que trafegam nas cidades são modelos híbridos, importados pelas montadoras.
Atualmente os veículos elétricos pagam 25% de IPI, enquanto híbridos pagam entre 7% e 25%, de acordo com a capacidade volumétrica do motor. A partir de novembro, os critérios (e as alíquotas) também mudam. Serão consideradas a eficiência energética e o peso do veículo. Com isso o imposto ficará entre 7% e 18%.
Para o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg com o anúncio do Rota 2030, que reduz os impostos para os modelos elétricos e híbridos, entre outros benefícios, as fabricantes brasileiras poderão dar continuidade a seus planos de trazer para o país modelos que utilizam combustíveis limpos e, com o tempo, produzir localmente.