Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Parceria

Diretor-geral do IICA inicia sua primeira missão oficial à Europa

Em Madri, Manuel Otero se encontrou com ministro espanhol da Agricultura em busca do apoio da Europa à agricultura das Américas

Diretor-geral do IICA inicia sua primeira missão oficial à Europa

O diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, reuniu-se hoje, em Madri, com o ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas, no início de sua visita à Europa. A viagem se estenderá também à França e à Itália para a promoção do apoio europeu à agricultura e ao desenvolvimento rural das Américas.

No encontro com Otero, o ministro Planas expressou o interesse da Espanha em sediar a próxima reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), em 2019. A JIA é o órgão máximo de governo do IICA e está integrada pelos ministros de Agricultura dos 34 países americanos.

“Há convergência de temas e de agendas, o desejo de priorizar a América Latina, de aproveitar as vantagens comparativas oferecidas pelo IICA e pelas instituições do agro espanhol. Há uma relação de sinergia que deve ser aproveitada e estendida porque será absolutamente benéfica para os produtores agropecuários da Espanha, da Europa em geral e do continente americano”, comentou Otero.

“A Espanha tem muito para oferecer do ponto de vista da tecnologia que a aplica na produção agropecuária, sobretudo no manejo e na gestão dos recursos hídricos e no cooperativismo e gestão de riscos”, acrescentou.

Na reunião, o ministro Planas pregou a continuidade da colaboração entre o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol e o IICA, dado o nexo histórico-cultural e comercial existente entre a Espanha e o continente americano, e especialmente para poder avançar na continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O ministro espanhol também expressou que sediar a reunião da JIA seria uma excelente oportunidade para a projeção da Espanha no continente americano como uma referência em questões como a inovação na agricultura e na infraestrutura do setor agroalimentar, a irrigação, os seguros agrários, a sustentabilidade da produção agroalimentar, a promoção do comércio exterior ou a internacionalização das nossas empresas. Planas expressou a disposição de seu ministério em continuar a colaborar com o IICA por meio de atividade de cooperação técnica entre ambos os organismos ou de ações de sensibilização ou de comunicação.

Na Espanha, única nação que conta com a categoria de país-associado do IICA, Otero também teve um encontro com o secretário de Estado de Cooperação com a Ibero-américa e o Caribe (Secipic), Juan Pablo de Laiglesia.

“Surge a possibilidade de estabelecermos uma ponte de apoio do IICA com a cooperação espanhola com uma maior presença no Caribe e, concretamente, no centro de resiliência que será instalado na Dominica”, disse Otero sobre sua reunião com De Laiglesia, referindo-se ao projeto de criar neste país caribenho um órgão de difusão de experiências da atividade agrícola climaticamente inteligente.

Durante sua viagem à Europa, Otero se reunirá com outros parceiros estratégicos do IICA para fortalecer a Europa e a América Latina e o Caribe. Na Espanha, se encontrará com o reitor da Universidade Politécnica de Madri (UPM), Guillermo Cisneros, e com representantes do setor privado e de organismos internacionais.

Otero também divulgará os eixos de ação prioritários contidos no Plano de médio Prazo 2018-2022 do IICA, o mapa do caminho institucional recentemente aprovado, que está centrado nos temas de bioeconomia e desenvolvimento produtivo, desenvolvimento territorial e agricultura familiar, comércio e integração, mudança climática, recursos naturais e gestão de riscos, defesa agropecuária e segurança alimentar.

A estes eixos estão incorporados transversalmente os temas de gênero, juventude e inovação – assuntos que atraíram grande interesse das autoridades espanholas com as quais Otero conversou.

A Espanha tornou-se estado associado ao IICA em 2001 e, desde então, mantém um Escritório Permanente para a Europa, em Madri. Por meio desse escritório, 40 instituições espanholas colaboraram com o IICA na adoção das ações de cooperação técnica e na execução de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Desde a abertura do escritório em Madri, mais de 50 iniciativas foram levadas a cabo em questões de adaptação e mitigação da mudança climática na agricultura, gestão integral de riscos de gestão de recursos hídricos na agricultura familiar, promoção da agricultura orgânica, fomento do cooperativismo e gestão dos territórios rurais.

Também foi promovido um programa de estágios universitários no IICA, graças aos acordos de colaboração com as instituições de ensino espanholas e de estadias de especialistas profissionais espanhóis no Instituto.