Com a implantação de 78 painéis solares fotovoltaicos de 325w em todo o prédio, tecnologia que absorve a energia do sol e a transforma em corrente elétrica, a Reis Office, empresa especializada em soluções de impressão e digitalização, é a primeira na cidade de Guarulhos, São Paulo, a aplicar um projeto dessa magnitude, com autoprodução esperada de quase 20% de seu consumo de energia elétrica.
A sede foi projetada e inteiramente construída para aproveitar recursos, com entradas de luz natural, reutilização de água de chuva, tratamento de esgoto, torneiras inteligentes e telhas que refletem os raios de sol (e evitam o aquecimento). Com o novo projeto colocado em prática, concluído em fevereiro, a empresa deixará de emitir quatro toneladas de CO² por ano.
“Agora será possível produzir até 2550 KWh mensalmente, o que representa 20% do que normalmente consumimos durante esse período. Nossa estratégia de investimento em energia renovável se baseia no conceito de sermos uma empresa responsável com o meio ambiente. O retorno sobre o investimento está previsto para sete anos, mas nosso objetivo é mostrar o pioneirismo não apenas em soluções de impressão de documentos, mas também em soluções para preservação ambiental”, afirma José Martinho Reis, presidente da empresa.
“Esse tipo de iniciativa é extremamente importante para o município. A energia limpa reflete em economia e a tendência é que a prefeitura, assim que tiver recursos, siga o exemplo da Reis Office. Esperamos que muitas empresas da região também se inspirem na medida”, conclui Guti, prefeito da cidade de Guarulhos.