O Brasil registrou um crescimento significativo de startups. Dados mais recentes apontam que o setor expandiu 18% em comparação ao ano passado e o agronegócio é uma das áreas com maior potencial para investimento. Em São Paulo, o evento Summit Agronegócios discutiu o papel da tecnologia no campo.
“A agricultura é peculiar e, o que acontece no Brasil, não necessariamente se repete em outras regiões. Os empreendedores vão criar cada vez mais soluções aqui dentro do Brasil pra atender as necessidades do agronegócio brasileiro e depois, claro, se houver a possibilidade, exportar essas soluções pra América Latina e pra outros polos”, analisou o gerente de marketing digital da Basf, Almir Araújo Silva.
De acordo com a mesma pesquisa que mediu o crescimento das startups no país, a tecnologia e agronegócio estão entre os com mais chances de atraírem investidores. Para o presidente da Federação de Agricultura de São Paulo (Faesp), Fabio Meirelles, o crescimento é reflexo da modernização do produtor rural. “Isso tudo são evoluções do processo. As startups e todo o sistema geram um novo conforto, uma nova perspectiva, desde que esteja adequadamente implantado e ajustado numa economia sustentável.”