Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

CNE começará a trabalhar em usinas de etanol na Hungria, Tailândia, Nigéria neste ano

Empresa chinesa informa que, mesmo com atrasos em obras, o cronograma para o funcionamento das plantas segue sem alteração.

CNE começará a trabalhar em usinas de etanol na Hungria, Tailândia, Nigéria neste ano

A companhia chinesa New Energy Ltd (LON:CNEL), ou CNE, divulgou na terça-feira que pretende começar a trabalhar com suas usinas de etanol na Hungria, Tailândia e Nigéria. Apesar dos atrasos devido a imprevistos, o cronograma para o funcionamento das plantas segue sem alteração.

Na Hungria, a empresa Visontai Bioetanol Fejleszto Korlatolt Felelossegu Tarsasag informou a CNE que bancos locais irão prover 32 milhões de dólares para financiar a construção da fábrica no país, ainda este ano. A usina deverá produzir em média 150 milhões de litros de etanol de milho por ano. Participam do projeto a Oriental Scientific Instrument Import and Export Corp (OSIC), além de companhias locais.

A CNE pontuou também que existe a opção de comprar 24% em ações da usina da Viscontai, planta que irá abastecer o mercado de combustíveis húngaro quando entrar em operação.

Para sua ação na Tailândia, a empresa chinesa, em parecira com a OSIC, vai construir uma segunda usina de etanol Ubon Bio Ethanol Co Ltd (UBE), utilizando a mandioca como matéria-prima. O projeto está atualmente na fase de avaliação de impacto ambiental, mas esperasse que a aprovação seja confirmada e as obras de construção se iniciem em 2015.

Na Nigéria, a China New Energy será responsável pelo design e tecnologia de biorefinaria para uma planta que produzirá 120 milhões de litros de etanol de mandioca por ano. As empresas Sunbird Bioenergy Africa e OBAX World Wide Ltd, que trabalham no desenvolvimento do projeto, esperarm obter um certificado de ocupação de território muito em breve, novamente estipulando para este ano o começo dos trabalhos.

“O preço instável do petróleo criou desafios para o mercado de bioenergia, mas enquanto isso causou alguns atrasos, os nossos clientes estão confiantes de que seus projetos estão caminhando devido aos benefícios que eles fornecem aos seus países”, disse o presidente da CNE, Yu Weijun.

Fora estes três projetos em andamento, a CNE afirmou que pretende concorrer a mais um contrato com a Sunbird para a produção de etanol de mandioca, desta vez na Zâmbia. A empresa africana obteve um certificado de investimento por parte da Agência de Desenvolvimento da Zâmbia, no valor de 150 milhões de dólares para construir a usina e uma plantação de mandioca.

Com informações Seenews. Link original: http://renewables.seenews.com/news/cne-to-start-work-in-2015-on-ethanol-plants-in-hungary-thailand-nigeria-470837