Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações

Mercado russo será chave para exportações de carne do Brasil em 2015, diz Rabobank

As exportações brasileiras de carne bovina como um todo caíram 28% no primeiro bimestre deste ano em relação a igual período do ano passado.

Mercado russo será chave para exportações de carne do Brasil em 2015, diz Rabobank

A demanda internacional por carne bovina brasileira deverá continuar crescendo em 2015, com a desvalorização do real elevando a competitividade do produto no exterior, mas o mercado russo ainda será determinante para o resultado das vendas externas, informou o grupo financeiro Rabobank na quarta-feira (1).

“Sendo a Rússia o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira em 2014, o desenvolvimento da situação da Rússia será chave para as exportações brasileiras de carne este ano”, avalia estudo divulgado pelo Rabobank, que também aponta que os russos reduziram as compras de carne bovina brasileira durante o primeiro trimestre deste ano.

As exportações brasileiras de carne bovina como um todo caíram 28% no primeiro bimestre deste ano em relação a igual período do ano passado, para 194 mil toneladas, em grande parte influenciadas pela queda de vendas para a Rússia, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Em 2014, a Rússia foi o segundo maior mercado do Brasil para as exportações de carne bovina, atrás de Hong Kong.

Os dados de exportações de carne bovina referentes a março ainda não foram fechados, mas a expectativa da Abiec era de que houvesse uma melhora em relação ao comportamento verificado nos dois primeiros meses do ano. “Nas duas primeiras semanas (de março) tinha ocorrido uma recuperação, principalmente em mercados importantes como a Rússia”, disse o diretor executivo da entidade, Fernando Sampaio, à CarneTec na quarta-feira.

Já no mercado doméstico, o cenário de economia em desaceleração continuará pressionando a indústria a manter os preços no atacado em patamares competitivos e a tentar evitar a migração dos consumidores para carnes mais baratas, segundo o Rabobank.