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Agroindústrias

Nova campanha de marketing do frango Sadia busca desfazer mitos

A expectativa da BRF é que os reflexos da campanha gerem um aumento importante nos volumes do produto vendidos no país.

Nova campanha de marketing do frango Sadia busca desfazer mitos

Com grande repercussão no fim de semana passado em razão de anúncios publicados em grandes jornais e revistas do país e do destaque obtido durante o “Domingão do Faustão” da TV Globo, a “plataforma” de marketing lançada pela BRF em dezembro para destacar a qualidade do frango da marca Sadia não tem prazo para sair do ar.

Conforme Marcelo Assaf, gerente de marketing responsável pela marca Sadia na BRF, a campanha, criada pela agência DPZ e que absorve investimentos mantidos em sigilo, passa por um período de maior “concentração”, mas a ideia é manter o canal de comunicação com o consumidor aberto. A expectativa da empresa é que seus reflexos gerem um aumento importante nos volumes vendidos no país.

“Como marca líder de mercado, a Sadia tinha a obrigação de destacar a qualidade do frango que produz e desfazer mitos que podem preocupar o consumidor, entre os quais o uso de hormônios, proibidos pela legislação brasileira”. afirma Assaf. Questões ligadas à inspeção e fiscalização e ao bem-estar animal no processo produtivo também são destacadas na campanha, afirma Ralf Piper, diretor de qualidade e pesquisa e desenvolvimento da BRF.

O Valor apurou que outra razão para a BRF investir na publicidade do frango, um produto de baixo valor agregado,  está relacionada à própria mudança de estratégia da companhia, que no ano passado anunciou que reduziria a oferta de produtos na exportação.

Com isso, a maior exportadora nacional de carne de frango, acabou redirecionando parte da produção que seria exportada para o mercado doméstico, segundo fontes do setor. Assim busca, com as campanhas publicitárias, alavancar as vendas no mercado doméstico.

Principalmente por causa da participação do apresentador Fausto Silva, que deu a entender que só o frango da Sadia é produzido sem hormônios no país, a campanha da BRF causou desconforto em concorrentes e gerou reações no segmento. Na segunda-feira,  a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) divulgou nota esclarecendo que toda carne de frango produzida no Brasil dentro do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura é produzida sem uso de hormônios e de conservantes.

Na nota, a Ubabef  lembrou que “tanto o uso de hormônios na produção de carne de frango, quanto aditivos como conservantes, são proibidos por legislações do próprio ministério [da Agricultura]”.  Conforme a entidade,  o uso de hormônios na criação de frangos é vedada pela Instrução Normativa 17, de junho de 2004.

No início deste mês, o Ministério da Agricultura autorizou e regulamentou o uso da informação sobre o não uso de hormônios nas embalagens dos produtos, em uma tentativa de esclarecer o consumidor. Todas as empresas produtoras de carne de frango já podem utilizar em seus rótulos a seguinte frase: “Sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira”.