A processadora norte-americana de carne de frango Pilgrim’s Pride, controlada pela JBS, disse nesta quinta-feira (30/10) que o desempenho do setor deve continuar forte em 2015. O executivo-chefe da companhia, Bill Lovette, prevê um aumento de até 3% no consumo de carne de frango no ano que vem em relação a 2014. Ao mesmo tempo, disse Lovette, os estoques de carnes suína e bovina, que estão mais apertados, devem manter os preços menos competitivos em relação ao frango.
Neste ano, processadoras de carne de frango como Pilgrim’s, Tyson e Sanderson Farms foram beneficiadas pela redução da oferta de carnes suína e bovina nos Estados Unidos. Um vírus matou milhões de leitões no país e a estiagem reduziu o rebanho bovino ao menor nível em décadas. Na semana passada, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que os preços de carne de frango no varejo devem cair entre 2% e 3% neste ano, enquanto os de carne bovina devem aumentar entre 10,5% e 11,5% e os de carne suína, entre 7,5% e 8,5%.
Os custos com ração animal também diminuíram consideravelmente, após os EUA terem colhido uma safra recorde de milho no ano passado. A previsão é de uma safra ainda maior neste ano. “Estamos animados com as perspectivas para 2015, que deve ser outro ano muito bom”, disse Lovette. O diretor financeiro da Pilgrim’s, Fabio Sandri, disse que a companhia tem em caixa US$ 869 milhões, que poderiam ser destinados a acionistas ou aquisições. Em junho, a Pilgrim’s perdeu para a Tyson Foods a disputa pela Hillshire Brands. “Estamos avaliando algumas oportunidades de fusões e aquisições, que poderiam complementar nosso portfólio e regiões de atuação”, disse Sandri.