Quando olhamos para 2015 e imaginamos as tendências que poderiam sobressair no mercado de alimentos processados do Brasil, pode ser útil observar o que os consumidores estão exigindo na área de alimentos prontos em outros mercados desenvolvidos.
Nos Estados Unidos, em meio a um declínio nas vendas de alimentos congelados no início deste ano, o Instituto Americano de Alimentos Congelados (AFFI, na sigla em inglês) lançou uma campanha de marketing nacional em 2014 de incentivo para que os consumidores comprassem mais alimentos congelados.
A crescente concorrência de estabelecimentos alimentares nos EUA que oferecem opções saudáveis em seus menus de fast food e os alimentos prontos e bem preparados que estão disponíveis em supermercados, ganharam mercado neste ano, em detrimento da indústria comercial de alimentos congelados.
Ao contrário ao que ocorre com os alimentos congelados tradicionais, as vendas de alimentos congelados naturais com ingredientes “reais” têm aumentado nos EUA, de acordo com um relatório feito no início deste ano pela International Food Information Council (IFIC). Com foco no potencial de crescimento deste nicho, os processadores de alimentos congelados vão continuar a comercializar o processo de congelamento como um “botão de pause da natureza”, em um esforço para ganhar fatias de mercado em 2015.
O tema da indústria em 2015 nos EUA parece ter maior foco em itens refrigerados e congelados que os consumidores consideram como um bom parceiro em sua cozinha, com destaque para os ingredientes naturais que possam ser reconhecidos no rótulo.
A companhia Guiding Stars Licensing, que tem um programa patenteado nos EUA para avaliar a qualidade nutricional dos alimentos processados, prevê que o mercado norte-americano terá maior demanda em 2015 para ingredientes “reais” e reconhecíveis em alimentos congelados, com um mínimo de processamento e conservantes, uma vez que os consumidores passaram a migrar mais em direção a comer de forma “limpa”.
Mais destaques de tendências de dieta estampadas nas embalagens devem ocorrer em 2015, com os processadores aprendendo crescentemente a usar a embalagem como uma ferramenta de marketing, para comunicar a forma como os alimentos preparados estão seguindo as tendências de hoje com dietas específicas.
As vendas de alimentos congelados especificamente para as crianças vão chegar a quase US$ 30 bilhões até 2018, estima a empresa americana de pesquisa de mercado Packaged Facts. A crescente necessidade de alimentos convenientes e saudáveis para as crianças pedirá maior foco neste nicho pelos processadores.