A colheita de soja já teve início em alguns dos principais municípios produtores de Mato Grosso e o bom desempenho registrado nesta safra 2012/13 deve-se, principalmente, às condições climáticas do Estado, segundo boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Com o aumento de 818,6 mil hectares na área plantada foi constatado que, além do aumento do plantio comum em áreas de solos argilosos (que apresentam maior capacidade de retenção de água), houve a semeadura em solos arenosos, com condições não tão favoráveis quando há déficit hídrico.
Por outro lado, o baixo volume de chuvas incentivou o crescimento das raízes das plantas, o que garantiu resistência extra e evitou a proliferação da ferrugem, preocupação de muitos produtores. Além disso, favoreceu o avanço da colheita e Mato Grosso fechou a última semana com 1% de área total colhida, de acordo com o Imea.
As regiões oeste e médio-norte do Estado, que iniciaram a colheita em dezembro, largam na frente, com 2,3% e 1,3% de área colhida até o momento, respectivamente. O município mais avançado é Sapezal, com 5,5% da colheita de soja finalizada e com 1,5% da área destinada ao plantio do milho.