O lucro líquido da processadora de carnes Tyson Foods cresceu mais de 200% no terceiro trimestre fiscal de 2013 (encerrado em 29 de junho), para US$ 249 milhões, ou US$ 0,69 por ação. No mesmo período do ano passado, o lucro havia somado US$ 76 milhões, ou US$ 0,22 por ação.
Nos nove primeiros meses do ano fiscal, o lucro chegou a US$ 517 milhões, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira, na comparação com US$ 398 milhões um ano antes.
A receita com as vendas somou US$ 8,73 bilhões no terceiro trimestre ante US$ 8,26 bilhões no mesmo período de 2012. No acumulado do ano, a receita somou US$ 25,48 bilhões ante US$ 24,74 bilhões nos nove primeiros meses de 2012.
Segundo comunicado da empresa, a margem operacional total foi de 4,8%, sendo que o segmento de frango registrou uma margem operacional recorde de 7%. O segmento de carne bovina recuperou-se com ganhos de US$ 114 milhões e margem operacional de 3,1%, diz o comunicado.
“Como esperado, estamos entregando resultados robustos na segunda metade do nosso ano fiscal.” disse Donnie Smith, presidente da Tyson Foods.
O diretor-executivo da Tyson Foods, Donnie Smith, disse hoje que a sucessão de escândalos envolvendo alimentos na China pode ajudar os planos de expansão da empresa no exterior, ainda que a apertada oferta de carne suína e bovina nos Estados Unidos possa limitar as exportações do setor no próximo ano.
A Tyson, uma das maiores processadoras de carnes do mundo, cria apenas metade das aves que abate para o mercado chinês. Smith disse que a sucessão de escândalos que atingiu outros produtores durante o inverno estava ajudando a companhia em suas negociações com o governo da China, já que a ideia é construir mais unidades no país e que a própria Tyson passe a produzir todas as aves para abate.
As vendas nacionais e internacionais de frangos têm sido interessantes para a Tyson, que registrou lucro melhor que o esperado no terceiro trimestre fiscal e que possui uma perspectiva de vendas para 2014 também acima das expectativas dos analistas, o que levou suas ações a uma elevação histórica de 4%, a US$ 29,66. As vendas no ano fiscal de 2014 foram revistas para cima, a US$ 36 bilhões, ante os US$ 34,5 bilhões previstos para este ano.
Os produtores de carnes dos Estados Unidos estão experimentando um impulso vindo da queda dos custos de alimentação, já que os preços de grãos estão em declínio, ao mesmo tempo em que as vendas para as empresas de food service, que abastecem restaurantes e lojas de fast-food, também têm melhorado, após uma desaceleração prolongada.
As vendas de frango têm sido puxadas pelos preços relativamente baratos, uma vez que os consumidores têm migrado de carnes bovina e suínas, mais caras. Com isso, a Tyson reportou um aumento de 11% nas vendas durante o último trimestre em relação ao ano anterior.
Um surto de gripe aviária na China derrubou as vendas no país, mas a comercialização tende a se recuperar, segundo Smith. Ele afirmou ainda que o impacto do problema foi mitigado pela força dos negócios no México e no Brasil. “A demanda começou a melhorar desde o surto de gripe aviária e nossa experiência nos diz que retornará aos níveis anteriores dentro de cerca de três meses após o fim do evento”, disse. A Tyson espera que as vendas de sua produção no exterior cresçam entre 12% a 16% anualmente nos próximos anos.