Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Colheita do milho safrinha segue em ritmo acelerado em Minas Gerais

Produção foi boa e os agricultores estão satisfeitos com a lucratividade. Conab aponta que o milho segunda safra ocupa 118 mil hectares no estado

Colheita do milho safrinha segue em ritmo acelerado em Minas Gerais

A colheita do milho da segunda safra nos 320 hectares que o agricultor Antônio José de Lima cultivou em Patrocínio, no Alto Paranaíba, está no começo. Menos da metade da área foi colhida e a produtividade está agradando. “Estamos esperando uma produtividade de mais ou menos uns 120 sacos”, diz.

Em Minas Gerais, o milho da segunda safra, o chamado safrinha, se tornou uma opção lucrativa para os produtores, tanto que em comparação com a mesma safra do ano passado, a área plantada com o cereal no estado aumentou 26%.

De acordo com o último levantamento de safra da Conab, o milho da segunda safra em Minas Gerais ocupa uma área de 118 mil hectares. O ano passado, a mesma safra foi plantada em 94 mil hectares. “Além de obter um lucro extra na propriedade, o produtor tem outro grande benefício, que é a formação de palhada, fundamental para a próxima cultura, com a liberação de nutrientes. A produtividade aumenta muito”, explica Alex Rodrigo de Lima, agrônomo.

O agricultor Francisco Gonçalves, também de Patrocínio, aproveitou bem o momento. Ele plantou mais de mil hectares, o dobro em relação ao ano passado. Feliz da vida, Francisco já negociou parte da safra e garantiu um bom lucro. “O meu custo hoje está em torno de R$11,50 por saco e eu consegui fazer venda um pouco antecipada a R$ 23, então sobra um lucro razoável, bom até”, diz.

De acordo com a Conab, a produção do milho safrinha em Minas Gerais deve chegar a 620 mil toneladas, aumento de 18% em relação ao ano passado.