A partir de um trabalho de pesquisa realizado pela equipe da National Geographic no Brasil, que avaliou as indústrias de alimentos no país, a Itabom recebeu o convite para participar da reportagem especial sobre a produção mundial de alimentos. A matéria é um grande projeto da revista, e irá estabelecer um parâmetro para avaliação de como o mundo está planejando alimentar a sua crescente população. O fotojornalista da National Geographic, George Steinmetz responsável pelo projeto, está documentando a diversidade geográfica e tecnológica da agricultura, pesquisa agrícola, cultivo, comercialização e ingestão de alimentos no Brasil.George Steinmetz esteve na Itabom na segunda-feira, dia 9 de setembro e aproveitou para visitar duas granjas no sítio São Pedro, na cidade de Bariri, onde estavam alojadas 71 mil aves em sistemas de “dark house” e convencional.
George conversou com o proprietário José Luis Possetti, fez perguntas e fotografou todo o sistema de criação das aves. A visita foi acompanhada pelo veterinário responsável da Itabom, Sebastião Florêncio Pereira Neto, que também forneceu detalhes dos cuidados necessários para a criação das aves ao fotojornalista.
Já na sede da Itabom em Itapuí, o fotógrafo conheceu todo o processo de produção, desde a chegada dos caminhões com as aves, abate, embalagem e armazenamento do produto final. George Steinmetz registrou todos os detalhes do processo e entrevistou a diretora de marketing, Juliana Poli. “É uma grande honra receber a visita de um fotógrafo da Geográfica e principalmente pelo fato de termos sido escolhidos dentre tantas empresas. Isso representa o valor e a posição que a Itabom ocupa hoje”, comenta Poli.
Steinmetz mostrou-se admirado com a organização, profissionalismo e higiene durante o processo de produção na Itabom e elogiou toda a equipe.
O profissional também conversou com a engenheira de alimentos Ana Carolina Cardoso, e coletou dados sobre o abate de 100 mil aves/dia só na unidade de Itapuí e sobre a expansão para 200 mil aves/dia assim que as obras da evisceração automática estiverem concluídas no final do ano. “Saber que o nosso processo de abate e os produtos Itabom foram fotografados por um profissional de extrema competência e que essas imagens serão divulgadas pelo mundo a fora, é muito especial! Isto significa um reconhecimento para todos nós que fazemos parte da Itabom!”, concluiu a engenheira.
A matéria deve ser publicada primeiramente nos EUA, e depois no Brasil. A National Geographic é um dos meios de comunicação mais conhecidos do mundo, atualmente é publicada em 32 idiomas e circula em vários países.