Várias empresas do setor avícola do Brasil, maior exportador global de carne de frango, reportaram redução de produção de aves no último semestre de 2013, disse em nota ontem (24) o presidente-executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.
Segundo ele, o alerta foi feito por agroindústrias de diversos portes, inclusive por algumas das maiores empresas do setor no país.
“De acordo com as informações repassadas pelas empresas, a redução na produção das aves pode chegar, em alguns casos, em até 10 por cento do total produzido no mesmo período em 2012”, disse.
A decisão de reduzir a produção, na maioria dos casos, deve-se a fatores como custos de produção, reduzidos estoques de farelo de soja e oscilação cambial.
No caso dos custos de produção, as exportações recordes de insumos, especialmente de soja, estão criando grandes dificuldades para a compra e manutenção de estoques adequados, segundo a associação.
Outro fator apresentado por algumas agroindústrias, especialmente as exportadoras, é a insegurança com relação a negócios que dependem de operações cambiais, segundo a Ubabef.
“A flutuação do câmbio prejudica a estabilidade das negociações e é acentuada pela perda de competitividade do setor”, disse.
As exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 2,865 milhões de toneladas de janeiro a setembro, queda de 2 por cento ante igual período do ano passado, com retrações na Ásia, África e União Europeia, segundo a Ubabef.