Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2012

Uniquímica apresenta qualidade e alta tecnologia na AveSui 2012

Empresa privilegia muito o contato com os clientes e parceiros e a AveSui é uma excelente oportunidade para buscar o entendimento sobre as reais necessidades do mercado.

Uniquímica apresenta qualidade e alta tecnologia na AveSui 2012

As principais marcas da empresa estiveram presentes: completa linha nutricional para aves e suínos Unimix, a nutrição para enriquecimento de ovos com Ômega 3 PUFA, o Complexo Enzimático Endo Power Beta, Colistina e o probiótico Calsporin.
A Unidade de Equipamentos da Uniquímica também esteve presente com suas parceiras internacionais Diamond Moba Americas, Lyon Technologies e Kohshin Engineering.

O Diretor de Negócios da Uniquímica, Marcos Banov, destaca a importância da participação da empresa durante o evento. “A Uniquímica privilegia muito o contato com os clientes e parceiros e a AveSui é uma excelente oportunidade para buscar o entendimento sobre as reais necessidades do mercado. Desta forma, alinhamos nosso trabalho de forma a atender cada vez mais suas demandas”, afirmou.

De acordo com o Gerente Comercial da Uniquímica, Reinaldo Kato, o evento auxilia na formatação da estratégia comercial da empresa. “O contato direto com nosso público favorece a melhor adequação de nossos planos para a estratégia de vendas”, disse.

Para Tami Ikeizumi, da Unidade de Equipamentos da Uniquímica, a participação da empresa durante a AveSui auxilia na apresentação das novas tecnologias que a empresa disponibiliza no mercado. “Levamos novos conceitos, uma nova perspectiva sobre as reais necessidades de adequação das granjas no que se refere à tecnologia”, afirmou. “Nossos clientes já chegam até nós com uma ideia já  pronta e eles precisam somente que a alinhemos com suas demandas”, explicou. 

Na AveSui a Uniquímica também levou informações sobre um mercado em franca expansão, para o processamento de ovos. “Nossa parce ria com a Diamond Moba Americas traz ao mercado a máxima tecnologia da Ovopro, equipamentos da linha de processamento de ovos da Moba. Este é um mercado em franca expansão, com um potencial enorme para se desenvolver, inclusive com vistas à exportação”, disse Andrea Tami Ikeizumi.

Segundo Renato Takesi, também da Unidade de Equipamentos da Uniquímica, apesar da primeira fábrica de ovos líquidos pasteurizados ter surgido no Brasil a cerca de 35 anos, o segmento teve um avanço significativo nos últimos 5 anos. A tendência é crescer mais devido as novas exigências do mercado, que são produzir alimentos seguros (food safety) e com custos baixos. “O potencial é muito promissor, estima-se que ovos líquidos pasteurizados e desidratados  representam 7% em relação ovos in natura. Nos Estados Unidos são 30 % e Europa 15 %”, afirmou.

A Uniquímica disponibiliza toda a linha da indústria para processamento ovos líquidos pasteurizados e desidratados, como por exemplo, a maior quebradoras de ovos com capacidade de até 600 caixas de 30 dz por hora(216 mil  ovos), filtros automáticos, pasteurizadores e outros. “A Moba possui toda estrutura técnica  e “know how” para desenvolvimento e modernização dos equipamentos com alta capacidade, processamento com qualidade e com baixas perdas. A diferença da Uniquímica Moba Ovopro não são somente na parte do equipamento, mas sim na disponibilização de projetos com melhor retorno de investimento e suporte pós-venda”, afirmou Takesi.

Fons Visschers, Gerente Regional de Vendas da Diamond Moba Americas, também esteve presente à AveSui. Ele destacou que desde a criação da avicultura comercial, sempre se buscaram meios e equipamentos para melhorar e expandir o processo produtivo. O termo automaçã o é uma terminologia mais recente, mas que procura exatamente o mesmo.  “É um caminho sem fim e sempre haverá tecnologia e desenvolvimento para conseguir melhor qualidade e produtividade com cada vez maiores níveis de mecanização”, disse.
Segundo Visschers, este é um caminho sem volta, pois a busca constante por melhores produtos e baixa de custos leva a considerar a mecanização seriamente para se conseguir obter os melhores resultados. “Precisamos analisar a mecanização das granjas por dois aspectos bastante importantes. O primeiro é a necessidade de qualificação da mão de obra. As granjas hoje são verdadeiras ‘empresas de produção de ovos’, o que exige profissionais mais capacitados. E a outra questão é o da fragilidade do produto e questões de segurança alimentar. O ovo é um produto frágil e quanto mais manipulado, maiores as  chances de se perder por quebra e também pelo lado da sanidade. Quando a granja é automatizada, o produto não entra em contat o e diminui sensivelmente a contaminação cruzada”, destacou.

Fons Visschers também destacou o potencial de crescimento das vendas da embaladora de frangos Maxipack.  De acordo com ele, grandes agroindústrias no Brasil já contam com este equipamento, que é uma máquina automática de embalar frangos, tanto congelados quanto frescos. “Como toda máquina MOBA, a Maxipack foi desenvolvida e construída para a mais alta qualidade e mínima manutenção. Suas peças são de aço inoxidável e plásticos de alta qualidade. Todos os componentes sensíveis são muito bem protegidos, para que a máquina inteira possa ser limpa com alta pressão”, destacou Visschers.

O único trabalho do operador é o de colocar as aves na máquina e orientar a ida das mesmas, já embaladas, para a caixa. O restante das operações tais como abrir a sacola, empurrar as aves ao saco, fechar a embalagem com fita ou grampo de alumínio e cortar a parte restante da embalagem são tarefas automáticas da máqu ina.

Alta eficiência para enriquecimento de ovos com PUFA Ômega 3 é destaque na AveSui

O processo para enriquecimento de ovos com Ômega 3 exige alta capacidade de análise para uma correta produção e garantia do enriquecimento de ovos. A Gerente de Produtos PUFA da Uniquímica, Sonia Bazan, presente à AveSui, afirma que somente um critério e embasamento científico de um laboratório renomado, aliado a um processo de produção reconhecidamente eficiente e com tradição de produção, é que oferecem garantias ao produtor.
O projeto dos ovos enriquecidos com Ômega 3 somam 16 anos de bagagem cientifica, técnica e uso no mercado. Durante este período a Uniquímica focou também na sua aplicação e legalização. “Atuamos ao lado de principais laboratórios para análise e esta experiência, juntamente ao eficiente trabalho de suporte no campo contribuem para os resultados do enriquecimento de ovos”, avaliou Sonia Bazan. “Acompanhamos diretamente todos os pro cessos desde a produção até o Ponto de Venda para garantir toda a sua eficiência, pois o mercado é extremamente exigente e segue normas bastante rigorosas. O objetivo é disponibilizar ao mercado o produto mais fresco e com a máxima segurança ao consumidor”, disse Sonia Bazan. Ainda segundo ela, a Uniquímica ainda conta com um canal direto com os consumidores de ovos PUFA para obter um feed back constante por parte do público. “Somente assim garantimos a máxima eficiência e segurança com nossos produtos”, destacou.