O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, participa, junto com diretor Financeiro e Administrativo da entidade, José Perboyre, entre os dias 23 e 25 de janeiro da 61ª International Poultry Exposition, em Atlanta, Estado Unidos. A agenda inclui uma palestra na reunião da International Feed Industry Federation & Global Poultry Producers Meeting e a participação na assembleia geral ordinária da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), onde é vice-presidente.
O encontro, o maior evento do setor nos EUA, é organizado pela U.S. Poultry & Egg Association, será também uma oportunidade, segundo Turra, para uma aproximação ainda maior com essa entidade irmã, para a troca de informações, visando sempre a qualidade e expansão da avicultura no mundo.
“Vamos, ainda, aproveitar a ocasião para darmos continuidade às conversas visando a realização do Congresso Internacional de Avicultura, que acontece dias 5 e 6 de agosto, em Salvador, já que esse evento reúne representantes da avicultura mundial”, informou.
A Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA) escolheu o evento nos EUA para realizar sua assembleia extraordinária, que acontece dia 23 e para a qual estão sendo aguardados representantes de todos os países membros. O encontro, segundo seu vice-presidente, Francisco Turra, vai discutir, entre outros temas, a importância da ação conjunta com relação aos desafios, assim como da necessidade de aprimorar o controle de sanidade avícola na região. “Um dos assuntos que serão abordados, certamente, será a questão da seca que atinge o Cone Sul e que causará quebra de safra de milho e soja, os principais insumos da ração usada na avicultura”, disse.
Turra, em sua apresentação durante a reunião da IFIF dia 25, vai destacar as principais características da produção brasileira de aves, tais como o uso sistema de integração, os recursos naturais do país e o excelente status sanitário, que somados garantem ao Brasil uma das produções de aves mais avançadas do mundo. Apresentará ainda os excelentes números da avicultura brasileira em 2011, que produziu 13,058 milhões de toneladas, exportou para cerca de 150 países, e garantiu o consumo per capita de 47, 4 kg e de 162 ovos por habitante.
“A competitividade da avicultura brasileira no mercado internacional, que é fruto, entre outros motivos, de um estrito controle sanitário, a um programa de marketing institucional para a abertura de novos mercados, e a flexibilidade e a capacidade para atender as demandas dos mercados mais exigentes serão pontos que também abordarei durante a minha palestra”, contou Turra.