A Coopercentral Aurora Alimentos, por meio do programa “A Turminha da Reciclagem” da Fundação Aury Luiz Bodanese, integra o ranking das melhores práticas de sustentabilidade do País. As ações foram selecionadas por uma comissão multidisciplinar de 20 especialistas de 8 países diferentes.
Na quinta-feira, dia 2 de agosto, no Museu de Arte Moderna de São Paulo Assis Chateaubrian (MASP), em São Paulo, acontecerá o 10o Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer. No evento, gestores de empresas consideradas referências pela inovação e qualidade das suas ações conhecerão o “Ranking 2012” e o “Ranking da Década dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do território brasileiro”.
Conforme avaliação dos especialistas, as melhores pontuações, acima do índice técnico, são consideradas Benchmarking e passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso do País. Além disso, são publicadas no livro BenchMais, uma série quadrienal composta por resumos dos cases organizados por edições e temáticas gerenciais.
“A Coopercentral Aurora Alimentos é notabilizada como uma das empresas ambientalmente mais conscientes de Santa Catarina. Desde o início de suas atividades preconizou o zelo pelo meio ambiente, em razão de sua relação próxima com a natureza por sua base estar no campo. Por isso ao longo de sua história contabiliza o reconhecimento de suas medidas, por meio de prêmios nacionais voltados à preservação do meio ambiente”, observa o presidente da cooperativa, Mário Lanznaster.
PROGRAMA
O programa “A Turminha da Reciclagem” visa conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância de fazer a reciclagem do lixo e de preservar os recursos naturais para que cooperem com a natureza. A reciclagem do lixo é abordada nas escolas de forma explicativa com uma linguagem lúdica e bem divertida. Após a apresentação do programa, as escolas são convidadas a desenvolver um projeto de responsabilidade social. O objetivo da proposta é que o trabalho tenha continuidade a partir da visita da “Turminha da Reciclagem”.
Essa iniciativa, desenvolvida nas escolas de ensino fundamental das redes de educação pública e privada, tem contribuído para formar cidadãos comprometidos com o planeta. “Acreditamos que as crianças fazem mudar hábitos, pois para eles é mais natural a quebra de paradigmas”, exemplifica a pedagoga do programa em Santa Catarina, Gracelia A. Pelicioli Oliveira.
No ano passado o programa beneficiou mais de 42 mil crianças e adolescentes. Neste ano, as atividades também estão intensas para atender a demanda das unidades escolares e instituições. A agenda está disponível no site www.aturminhadareciclagem.com.br. As escolas e instituições interessadas em agendar atividades dos programas da Fundação devem entrar em contato pelo telefone (49) 3321-3131.
Outra conquista do programa ocorreu em São Gabriel do Oeste (MS), onde as ações desenvolvidas incentivaram um projeto de lei tornando a reciclagem matéria obrigatória na rede municipal de ensino. “O trabalho realizado com os estudantes gerou resultados positivos e agora a disciplina de educação ambiental foi integrada ao currículo escolar e é coordenada pela turminha da reciclagem”, complementa a presidente da Fundação, Isabel Machado.