Item sempre presente na mesa do consumidor brasileiro, o frango se tornou um dos vilões da economia doméstica. Nas últimas semanas, o preço da carne de frango disparou. De acordo com a União Brasileira de Avicultura, este aumento foi motivado pela alta do preço internacional do milho, que aumentou o custo de produção do frango em torno de 25%. Ainda de acordo com a UBA, a alta do preço do milho seria reflexo da seca nos Estados Unidos.
A diferença no preço da carne já pode ser conferida nos açougues da região. Em alguns açougues, o frango que era vendido a R$ 4,48 o quilo, hoje sai por R$ 4,98 o quilo. Resultado: a proprietária, que vendia cem quilos por semana, viu as vendas caírem 30%.
Por ano, o brasileiro consome, em média, 44 Kg de carne de frango. Nos restaurantes, esta é a carne mais consumida. Por causa do preço, alguns comerciantes tiveram que encontrar alternativas para não repassarem o aumento para os clientes. “Antes eu colocava o frango todos os dias no cardápio, hoje eu coloco um dia sim, um dia não”, conta Andréa Batista de Abreu, gerente de um restaurante.
A carne de frango é considerada uma das mais saudáveis do cardápio brasileiro, indicada por diversos nutricionistas por seu baixo teor de gordura e rico teor de vitaminas e proteínas.