O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu nesta semana o relatório russo sobre as observações do serviço veterinário brasileiro realizadas durante visita a 20 frigoríficos brasileiros nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Pará, todos impedidos de exportar para a o país. A missão também conheceu uma fábrica de ração no município de Frederico Westphalen (RS).
De posse do material de aproximadamente 60 páginas, o ministério já faz uma análise detalhada dos apontamentos. O prazo para manifestação oficial do Governo brasileiro é 20 de novembro. Até esse período, o documento tramitará em diferentes departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
Na época da vista da delegação e, ao final dos trabalhos, em 3 de agosto, a missão russa fez um relato das observações do serviço brasileiro. Mais de 45 dias depois, o relato está em detalhes, no documento, inclusive com informações relativas a cada unidade visitada.
Além dos estabelecimentos industriais, a missão esteve também em duas unidades do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), sendo uma em Pedro Leopoldo (MG) e, outra, em Porto Alegre (RS); numa granja de suínos no município de Itapiranga (SC) e em uma granja de aves no município de Palotina (PR), além do Posto de Vigilância Agropecuária em Foz do Iguaçu (PR).