A colheita de soja em Mato Grosso teve início em algumas regiões do Estado na última semana do mês dezembro 2010. O município de Tapurah, norte de MT, foi um dos primeiros a começar a colher. A previsão de produção é que se supere 18,6 milhões de toneladas nos 6,2 milhões de hectares de soja plantados em Mato Grosso.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lucas do Rio Verde, Julio Simpack, no município, alguns produtores começaram a colher na primeira semana de janeiro, no entanto, o processo tem ocorrido de forma mais lenta do que na safra 2009/2010. “Lucas historicamente colhia antes que os outros municípios, pois a chuva chega antes em relação a todo Estado, no entanto, atrasou um pouco no segundo semestre de 2010 e fez com que a região atrasasse o plantio”. Nas regiões oeste, médio norte e sudeste de Mato Grosso a colheita está mais avançada. Nas demais regiões o trabalho pesado deve começar mesmo no fim de janeiro. “Sapezal, Campo Novo do Parecis e Tangara da Serra estão com a colheita um pouco mais acentuada que Lucas e região norte em geral. No ano passado nós começamos a colher no início de janeiro, este ano, o forte da colheita vai acontecer na segunda quinzena do mês e início de fevereiro”.
De acordo com Julio, a estiagem prolongada no final do segundo semestre de 2010 foi um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores e fez com que houvesse um atraso o plantio em Mato Grosso, contudo, depois desse período critico, as chuvas vieram e o tempo úmido e quente ajudou a safra depois, mesmo assim, culminou no atraso da colheita.
Segundo o Imea, apenas 0,3% das lavouras plantadas no Estado foram colhidas até agora. Nesta mesma época, no ano passado, as máquinas já avançavam sobre 1,5% das plantações.
Os problemas parecem que ainda não acabaram. No mês de fevereiro os produtores podem enfrentar mais problemas devido a chuvas acima da média esperadas para todo o mês. Motivo de preocupação para os agricultores. “A chuva pode vir a atrapalhar não a colheita de soja, mas, o plantio do milho. O período ideal para o plantio do milho é na segunda quinzena de fevereiro, todavia, o atraso na colheita da soja e a previsão de chuvas em excesso podem atrapalhar bastante, pois neste período o risco do clima é maior e podemos acabar perdendo daí com a falta de chuvas para a safra de milho”, observou Julio.
Mesmo com todos esses problemas, os primeiros dados de campo indicam que a produtividade média das lavouras tende a ser positiva.
O rendimento da soja encontrado até o momento no Estado tem variado entre 50 e 52 sacas/hectare, dentro da média histórica, mas, apesar dos problemas, acima do esperado.
O Mato Grosso é o primeiro Estado a colher soja, atualmente é responsável por quase um terço da safra de soja brasileira e o segundo maior produtor de oleaginosa no mundo, perdendo apenas pelos EUA.