O desabastecimento de carne de frango no Egito, decorrente da crise política vivida pelo país, impulsionou a compra desse produto brasileiro em janeiro deste ano.
O crescimento das exportações do setor foi de 235%, na comparação com o mesmo mês de 2010, de acordo com a Ubabef (União Brasileira de Avicultura).
O aumento das exportações ocorreu mesmo com a cautela de alguns produtores, que preferiram procurar outros mercados, diz Turra.
Produtores de carne bovina também afirmam buscar novos compradores. Carregamentos que estavam em portos egípcios foram enviados para Argélia, diz Antônio Jorge Carmadelli, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes.
A tendência é que a agropecuária brasileira se beneficie ainda mais quando a situação se normalizar na região, diz o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Salim Schahin.
“É uma região árida, com perspectivas difíceis no setor de alimentação. A proximidade política com o Brasil facilitará o aumento das exportações”, afirma Schahin.
A compra de produtos brasileiros pelos 22 países representados pela câmara cresceu 58,7% em janeiro de 2011, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.