A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) informou hoje (15) que as exportações brasileiras de frangos acumularam receita de US$ 1,17 bilhão nos dois primeiros meses de 2011, um incremento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado positivo também se refletiu no volume exportado. Segundo dados da Ubabef, foram embarcadas 591,9 mil toneladas na somatória dos meses de janeiro e fevereiro deste ano, alta de 14,8% em comparação com o mesmo período de 2010.
Em um comparativo mensal, a receita das exportações de fevereiro deste ano apresentou alta de 21,9% em relação ao segundo mês de 2010, com um total de US$ 588 milhões. Em volume, a alta foi de 5%, com 296 mil toneladas embarcadas.
De acordo com o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, a recuperação dos preços internacionais e o aumento da demanda por alimentos justificam o bom saldo dos negócios no começo deste ano.
“A significativa alta na receita das exportações aproxima-se dos patamares praticados em 2008 e indica boas perspectivas para o setor, apesar da redução da rentabilidade como consequência de uma política cambial inadequada e prejudicial ao sucesso da balança comercial brasileira”, explica o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra.
Outros Destinos – O Oriente Médio continua a ser o principal destino da carne de frango brasileira, com 224,7 mil toneladas entre janeiro e fevereiro de 2011, com incremento de 13,7% em relação ao total exportado no mesmo período de 2010. Em seguida vem a Ásia com 159,8 mil toneladas, alta de 14,3% em relação aos dois primeiros meses do ano passado.
A África novamente se destacou como terceiro o maior importador do frango brasileiro, com 76,8 mil toneladas, 24,6% a mais que o volume registrado no primeiro bimestre do ano passado. Com volume semelhante, a União Europeia importou 75 mil toneladas na somatória de janeiro e fevereiro de 2011, alta de 9% em relação a 2010.
Os países das Américas importaram no primeiro bimestre deste ano 37,8 mil toneladas (alta de 19,4%). Na cota extra-União Europeia, foram 17,3 mil toneladas embarcadas (aumento de 8,6%). Por fim, com destino à Oceania, foram exportadas 389 toneladas, incremento de 131%.
Japão – O presidente executivo da Ubabef ressalta ainda que o setor avícola nacional é solidário com as vítimas da tragédia natural ocorrida em 11 de março no Japão, um dos principais mercados do frango brasileiro. Segundo Turra, embora as devastações causadas pelo terremoto e a consequente tsunami tenham afetado diretamente a economia japonesa, a expectativa é que as exportações para o destino não sejam afetadas.
“Nessa hora difícil pelo qual passa o Japão, nos manteremos como parceiros firmes na garantia da segurança alimentar, especialmente neste momento de reconstrução pelo qual o país asiático passará”, explica Turra.