Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Marketing digital e redes sociais - Por Vinicius Dias

Os meios de comunicação estão cada vez mais diversificados e inovadores. O uso de ferramentas colaborativas crescem e se aproximam do campo. Leia a coluna e cultive o Agronegócio 2.0.

Olá. Sou Vinicius Dias, iniciando aqui um bate-papo com vocês. A minha intenção é criar uma atmosfera de interação e lazer, mas sem fugir do propósito principal que é discutirmos a importância do marketing e das redes sociais no #agronegócio 2.0.

Os meios de comunicação estão cada vez mais diversificados e inovadores. O uso de ferramentas colaborativas possibilita a diversos usuários, separados geograficamente, interagir, criando e compartilhando conteúdo em tempo real. Também, permite maior participação dos públicos, que antes somente recebiam as informações de maneira passiva.

Para entender essas mudanças e estudar formas eficientes de explorar e trabalhar com as novas ferramentas da web 2.0, muitas empresas dos mais variados portes, que atuam em diversos nichos, estão investindo fortemente em blogs, sites com canais multimídias, wikis, podcasts, e-commerce, links patrocinados, entre outras plataformas de relacionamento.

No entanto, essas novas ferramentas devem ser bem planejadas e pensadas pelos comunicadores. Não adianta simplesmente criar tudo, pois nem tudo o seu público estará disposto a consumir. Além disso, é preciso sempre perguntar: “será que tenho capacidade de fiscalizar, responder às perguntas e abrir discussões?”. Deve-se, sim, pensar em explorar de uma forma efetiva sem sair por aí disparando o “canhão” para ver quem se consegue atingir.

As mudanças nos mostram que é primordial ouvir, entender e entreter o público. Os gestores devem pensar quais as formas e ferramentas a serem utilizadas para estratégias de comunicação e trabalhar no sentido de crossmidia, que é convergência entre a mídia online, eletrônica e offline, sentindo o tom dessa comunicação no mundo virtual.

Essas novas soluções, novas tecnologias e esse modo novo de ver devem ser experimentados com cautela e conduzidos por profissionais capacitados. Isso significa uma equipe que durma, acorde e sonhe com essas novas possibilidades, mas com os pés no chão, pois só assim se poderá atingir e transmitir de forma objetiva e clara os interesses da instituição e do público-alvo.

Agora, o que o agronegócio tem ver com tudo isso? É o que vocês vão saber nos nossos próximos encontros. Até lá! E cultive o Agronegócio 2.0.

Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Atualmente trabalha na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na de assessoria de comunicação responsável pela área de Marketing Digital.
Contato: http://meadiciona.com/cavdias