Representantes da União Brasileira de Avicultura se reuniram nesta segunda, dia 16, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, para pedir a maior rapidez na liberação dos créditos do ICMS. Além disso, foi anunciada a criação do seguro sanitário avícola. O projeto é pioneiro e pode ser aplicado também em outras regiões.
O preço alto do milho, que representa até 65% da ração animal, subiu nos últimos 12 meses, causando dificuldades no setor avícola. Por causa disso, algumas indústrias reduziram a produção entre 5% e 8%. Ao mesmo tempo, a receita das exportações brasileiras nos primeiros quatro meses do ano, aumentou 28%, totalizando US$ 2,5 bilhões. Segundo o presidente da Ubabef, Francisco Turra, o resultado foi influenciado pelo aumento da demanda internacional e pelo repasse de parte dos custos para o produto final.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu dos representantes do setor uma série de reivindicações. O principal pedido foi a agilização para liberação dos créditos do ICMS, que pode aliviar a situação no setor. Alckmin anunciou durante o encontro a criação do seguro sanitário avícola.