Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Embargo russo

Abipecs e Ubabef opinam sobre a decisão do embargo russo às carnes brasileiras. Entidades acreditam que os questionamentos devem ser respondidos.

Embargo russo

Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs, Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, voltou há 15 dias de uma visita à Rússia. Em entrevista ao Globo Rural, ele conta que voltou preocupado, sabendo que o Brasil deveria retornar rapidamente à Moscou para mais explicações, mas achou que havia um prazo que não foi aguardado pelos russos. A decisão foi uma surpresa. A partir de 15 de junho as compras dos estados do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul ficam suspensas.

De acordo com Camargo Neto, é importante neste momento que o Brasil se preocupe em responder todos os questionamentos sobre sanidade que os russos estão apresentando.
Em nota, o Ministério da Agricultura informou que estranhou a decisão russa. Francisco Jardim, secretário de Defesa Agropecuária, disse que na viagem da missão brasileira àquele país, em maio, foram apresentadas todas as informações técnicas e que as mudanças solicitadas serão adotadas. O Ministério da Agricultura vai se reunir com os exportadores de carne do Brasil e suas associações para avaliar o impacto da decisão russa.

Confira o vídeo com a entrevista completa e saiba como funciona o serviço sanitário federal brasileiro, quais são as consequências do embargo para os produtores e como a decisão foi recebida na União Brasileira de Avicultura, a Ubabef.