Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

Polêmica continua

Debate sobre fusão entre Sadia e Perdigão prossegue. Em Santa Catarina, os criadores estão ansiosos por uma decisão. Processo volta ao Cade dia 13.

Polêmica continua

Em 2009, as duas maiores agroindústrias do país, Sadia e Perdigão, se uniram e criaram a Brasil Foods, empresa que tem hoje seis mil criadores integrados em Santa Catarina.

O Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, se reuniu com representantes da empresa para discutir propostas de viabilizar a fusão sem comprometer a livre concorrência. Caso o Cade considere que a fusão prejudica a concorrência, as duas empresas terão que se separar.

Muitos avicultores integrados apostam tudo na fusão. Para eles, a esperança é de melhor remuneração e qualidade de vida, expectativa que é estimulada pelo sindicato que representa os criadores.

A instituição torce para que o Cade não condene a fusão. “O sindicato se manifestou e se posiciona para que o Cade aprofunde o debate com a agroindústria e que não se perca a oportunidade ou seja vetado um negócio importante que abre caminho para a produção brasileira no mercado internacional”, afirma Valdemar Kovaleski, presidente do Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina.

Já a concorrência não pensa da mesma forma. Para o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, a nova empresa prejudica o mercado. Hoje a cooperativa disputa o mesmo consumidor e atua na mesma área geográfica que a BR Foods. Além disso, a concentração, segundo Lanznaster, prejudica as pequenas agroindústrias e a chance de competir.

A fusão entre a Perdigão a Sadia voltará a ser discutida pelo Cade no dia 13 deste mês.