O nadador Cesar Cielo confirmou apoio voluntário a campanha de comemoração do Dia Mundial do Ovo no Brasil, que será celebrado no dia 14 de outubro. O atleta destaca que consome normalmente três ovos por dia, o que representa mais de uma dúzia e meia por semana.
“Eu como geralmente no café da manhã, seja como omelete ou ovos mexidos. Os ovos estão incluídos na minha dieta de atleta, mas também como porque é uma fonte de proteína importante na alimentação e também porque eu gosto. Aprendi a comer ovos no café da manhã quando morei nos Estados Unidos, me acostumei e mantive o hábito em meu retorno ao Brasil”, disse Cielo.
A campanha
Com o tema “Ovo: Nutrição e Saúde com apenas 70 calorias”, a campanha de comemoração do Dia Mundial do Ovo no Brasil vai celebrar os benefícios deste alimento, no dia 14 de outubro, simultaneamente em 10 Estados brasileiros: São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
Comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, o Dia Mundial do Ovo foi criado pela International Egg Commission, com sede em Londres, com o objetivo de levar informação e esclarecer a população sobre os Mitos e Verdades a respeito deste alimento.
Entre as principais ações planejadas estão organização de palestras para estudantes dos principais colégios no Brasil, palestras para profissionais da saúde, entre médicos e nutricionistas, degustação de omeletes em supermercados e divulgação de receitas com ovos em programas de televisão.
A campanha, que tem a coordenação do Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos, conta com o trabalho voluntário de todos os organizadores e participantes. O projeto já tem a adesão voluntária de organizações e representantes da comunidade científica, como a Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), além de toda a mídia especializada, como Avicultura Industrial, AviSite, AveWorld, Feed&Food, Portal Setor Avícola e o jornal O Presente Rural.
O desafio
O principal desafio do setor é aumentar o consumo de ovos no país, que tem um dos mais baixos do mundo. O objetivo do Instituto Ovos Brasil é aumentar o consumo anual per capita de cerca de 145 ovos em 2011 para 208 ovos per capita em 2016. “Se atingirmos esta meta, o consumo per capita passaria para quatro ovos por semana, isso significa uma melhora substancial na dieta do brasileiro”, afirmou o diretor executivo do Instituto Ovos Brasil e um dos organizadores da campanha do Dia Mundial do Ovo no Brasil, José Roberto Bottura.
Ele destaca que o ovo é a fonte de proteína mais barata que existe no mercado, além de ser um alimento estratégico para famílias das classes mais baixas. “O ovo é o alimento mais completo para nutrição humana depois do leite materno. Por ser uma fonte de proteína, ele proporciona a sensação de saciedade por mais tempo, além de ser rico em proteínas e ter baixo valor calórico. Este alimento deve fazer parte do cardápio das pessoas de todas as idades”, afirmou Bottura, completando que o ovo já foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento de proteína padrão de consumo por sua fácil digestão.
“Além disso, é fonte de vitaminas do Complexo B (a mais importante, a B12), e possui vitaminas lipossolúveis e minerais que enriquecem qualquer refeição. A maior discussão em torno do ovo é se a quantidade de colesterol presente na gema pode prejudicar a saúde. Porém, pesquisas mostram que a quantidade ingerida de colesterol tem pouca relação com os níveis de colesterol sanguíneo, tendo outros fatores maior influência nessas taxas, como sedentarismo, obesidade, tabagismo, predisposição genética, entre outros”, disparou o especialista.