O governo chinês concordou em expandir as discussões para a reabertura de seu mercado à carne bovina proveniente dos Estados Unidos. Pequim ainda teria oferecido as linhas-gerais de medidas que necessitam ser cumpridas para que o embargo às importações de frango de alguns Estados americanos também seja levantado.
Em entrevista ao canal de TV Bloomberg, Tom Vilsack, secretário americano da Agricultura, afirmou que o comércio de carnes tem sido “um assunto espinhoso” nos últimos seis anos. Mas ele espera que as negociações evoluam agora de forma positiva para os Estados Unidos.
Os produtores de carnes americanos deixaram de embarcar seus produtos à China em 2003, quando foram registrados casos da doença da vaca louca em fazendas do país. Em seguida, Pequim suspendeu as importações de frango do Texas e do Arkansas, onde houve focos da gripe aviária.
Mercado Externo
China quer bovinos
Chineses dizem que voltarão a conversar com Estados Unidos sobre comércio de carne bovina. Desde 2003 os EUA não exportam o produto àquele mercado.