Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Planejamento

Bahia mostra potencial

Agropecuária baiana terá planejamento estratégico para 20 anos. Algumas cadeias produtivas já foram eleitas como prioritárias.

A Bahia tem uma matriz produtiva muito grande. Aqui produzimos praticamente tudo, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao abrir na manhã desta terça-feira, dia 13, em Ilhéus, o seminário de trabalho que a Agência de Defesa Agropecuária, Adab, realiza até quinta-feira.
   

O secretário destacou o trabalho realizado pelos técnicos da instituição, que faz parte da estrutura da secretaria, e afirmou que nossa meta é organizar, até o final deste ano, um planejamento estratégico para a agropecuária baiana para os próximos 20 anos.
   
O secretário explicou que não podemos ficar apagando incêndios e resolvendo questões pontuais. Devemos e vamos fazer um planejamento estratégico para o setor, criando condições para o desenvolvimento da agropecuária da Bahia.
  
Salles disse que este planejamento deve focalizar questões como logística, armazenamento, comercialização, verticalização das cadeias, estradas, defesa animal e vegetal, capacitação, assistência técnica e crédito assistido. O secretário detalhou que o planejamento deverá ser elaborado através de câmaras setoriais, a exemplo das já organizadas câmaras do cacau, do leite, da carne e das fibras naturais. Segundo ele, 20 cadeias produtivas já foram eleitas como prioritárias. As informações partem da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia.