A Hassad Food, empresa do ramo de alimentos que pertence ao fundo soberano do Catar comprou participação em um projeto avícola no Brasil que pode atender a 60% da demanda por frangos e ovos do Catar. “Nós entramos no setor avícola brasileiro principalmente por causa do baixo custo das rações no país”, declarou ele, de acordo com o noticiado na agência de notícias oficial do país árabe Qatar News Agency(QNA). Em maio, o CEO da Qatar Holding, braço executivo do fundo soberano do Catar, Ahmad Al-Sayed, disse à ANBA que o grupo estava procurando oportunidades de negócios no Brasil e que um dos maiores interesses era no setor agrícola.
O fundo soberano, ou Qatar Investment Authority (QIA), administra recursos obtidos pelo país com a indústria de petróleo e gás. O dinheiro é aplicado em diferentes negócios com o objetivo de diversificar as fontes nacionais de receitas.
Usina de açúcar e etanol
A empresa ainda pretende adquirir no Brasil uma usina de açúcar e etanol. A informação foi divulgada neste final de semana pelo presidente da companhia, Nasser Bin Mohamed Al-Hajri, segundo a QNA.
De acordo com o executivo, o projeto, escolhido entre seis avaliados, terá capacidade para produzir 25 milhões de toneladas de açúcar por ano. As negociações, de acordo com Hajri, devem ser concluídas em dois meses.
Ele informou também que 70% da capacidade da usina deverá ser utilizada para a produção de açúcar e os 30% restantes para a fabricação de biocombustíveis. “Muitos projetos estiveram sob análise, mas optamos por esse porque a maioria das usinas de açúcar no Brasil produz tanto açúcar como biocombustíveis”, disse Hajri, segundo a QNA.